Um novo decreto autorizou o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de Toledo, segundo a prefeitura. As atividades na rede municipal de ensino continuam suspensas.
De acordo com a nova determinação, publicada na quinta-feira (22), alunos da educação infantil até o ensino médio poderão voltar para as salas de aula. As creches ainda não podem retomar as atividades.
Para voltar com os atendimentos, as instituições deverão cumprir todos os protocolos e medidas sanitárias estipuladas pelo município.
De acordo com a secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, cada escola decidirá se voltará ou não com as aulas presenciais.
“As escolas particulares poderão retomar as atividades gradativamente, desde que obedeçam a um plano de contingência e nele estejam contidos todos os aspectos observados no protocolo sanitário”, explicou.
As instituições que decidirem voltar com as atividades, segundo a prefeitura, deverão apresentar um plano de contingência com base nas orientações do novo decreto.
Esse documento deverá ser protocolado na prefeitura, e a Secretaria Municipal de Educação encaminhará o plano para os órgãos responsáveis pelas fiscalizações.
Conforme a prefeitura, o documento servirá como termo de responsabilidade da escola, que deverá cumprir com o compromisso de adotar a medidas de segurança e proteção das crianças e adultos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até quinta-feira, Toledo registrou 6.059 casos confirmados do novo coronavírus e 71 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 119 casos ativos da doença.
Atualmente, o risco de contaminação na cidade é considerado baixo, com a bandeira amarela, conforme a vigilância epidemiológica.
Ensino municipal
De acordo com a secretária de Educação, o município ainda estuda sobre o retorno das aulas presenciais.
A princípio, a secretaria está analisando quais turmas serão selecionadas para o projeto piloto de retomada das atividades.
O projeto tem o objetivo de fundamentar como deverá ocorrer o retorno das aulas presenciais no próximo ano.
“Na rede municipal de ensino, as atividades continuam suspensas. O município está planejando para que possa fazer o retorno com algumas turmas do 5º ano com atividades piloto, para reunir subsídios e ajudar no planejamento para 2021”, disse a secretária.
Toledo suspendeu as aulas do município em março de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.