Neste primeiro dia de reabertura das fronteiras paraguaias, a movimentação em Salto Del Guairá, no Paraguai, foi bastante tímida.
A entrada acontece em trânsito livre. O governo paraguaio permitiu o acesso de brasileiros a cidade, entre às 6h e 21h. A saída deve acontecer em até em 24H. Na entrada do Paraguai, apenas os caminhões de carga, passaram pelo controle aduaneiro. Na Receita Federal Brasileira, a movimentação de veículos foi maior, mas não se comparar aos mais de dois mil veículos que passavam por aqui, em dias de semana e antes da pandemia do novo coronavírus.
Na Avenida Paraguai, principal Centro comercial de Salto Del Guairá, os estacionamentos vazios revelam que a movimentação ainda não é a esperada, a alta dólar pode ser um dos motivos, no entanto, alguns brasileiros aproveitaram para passear. É o caso da Núbia, que veio com a mãe e os familiares.
O comércio paraguaio ficou fechado por sete meses em razão da pandemia do novo coronavírus. Para quem trabalha com vendas, o período foi difícil, mas foi preciso manter a esperança. O Vitor é brasileiro, mas mora e trabalha no Paraguai, para ele, a abertura da fronteira era necessária.
Em Guaíra, a abertura da fronteira também era aguardada com expectativa pelos comerciantes brasileiros. É que com a abertura, o fluxo de pessoas na cidade também aumenta e melhora o faturamento do comércio.
É o que a Michelle espera que aconteça. Ela vende artigos em couro em Guaíra.
Já a Márcia, veio de Curitiba para abrir comércio em Guaíra. Ela conta que chegou em um domingo e no dia seguinte a fronteira foi fechada. Hoje ela cuida de um negócio da família.
E, para quem vive nestas duas cidades a abertura da fronteira resgatou o sentimento de esperança.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo
WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.