Foi controlado no último sábado (26) o incêndio que atingiu a Ilha Bandeirantes (também conhecida como Ilha do Jacaré) no Parque Nacional de Ilha Grande. O fogo começou na segunda-feira (21) na ilha, que está localizada em frente ao balneário de Porto Camargo, distrito de Icaraíma, na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cerca de 2 mil hectares de vegetação foram queimados com o incêndio. Não houve registros de animais feridos.
Profissionais do Corpo de Bombeiros de Umuarama e de três cidades do mato Grosso do Sul, do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMoa) e do ICMBio atuaram nos seis dias de operação para combater o fogo. Equipes ficaram em alerta para possibilidade de retorno de focos de incêndio.
O Corpo de Bombeiros de Umuarama informou que atuou até sábado no local e, depois disso, não foi mais acionado pelo ICMBio.
O ICMBio acredita que um raio possa ter provocado o incêndio, já que o local onde as chamas começaram é de difícil acesso.