Um helicóptero e tripulação do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) estão no Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul, no auxílio às equipes de bombeiros militares no combate às chamas na região. Somente na manhã desta quinta-feira (24) a aeronave fez 52 lançamentos de água nos locais atingidos pelo fogo.
A estimativa dos brigadistas é de que uma área de 370 hectares tenha sido consumida pelas chamas. O número equivale a aproximadamente 500 campos de futebol. As informações foram divulgadas pela Globo News nesta quinta-feira.
Segundo o comandante do BPMOA, tenente-coronel Julio Cesar Pucci, o apoio se deu após o contato do Corpo de Bombeiros da região de Umuarama sobre a necessidade de apoio aéreo para o combate ao incêndio. “Essa região de alagado é de difícil acesso, tanto que em outras situações já houve equipes encurraladas pelo fogo por conta dessa condição. Ficamos felizes em apoiar os bombeiros para minimizar os impactos ambientais e preservar a integridade dos profissionais que lá estão”.
O Falcão 03, helicóptero com capacidade para cumprir multimissões, decolou da Base Leste do batalhão, em Curitiba, e seguiu para auxiliar nas ações de combate às chamas e dar suporte aéreo aos demais profissionais que estão atuando no local. A aeronave conta com o equipamento Helibalde, capaz de captar e lançar 560 litros de água em pontos de difícil acesso.
O trabalho é feito em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Paraná, o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A primeira missão da tripulação foi o reconhecimento da área atingida pelo fogo, feita com o major Andrey Falkiner Fernandes, responsável pelo socorro da região pelo 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente (6º SGBI).
O BPMOA faz ainda o transporte de bombeiros até os locais da operação, além de voos de avaliação e monitoramento dos trabalhos em terra. Além disso, uma viatura com operadores aerotáticos presta apoio no transporte de suprimentos e no abastecimento com combustível para otimizar as operações e o combate ao fogo.