21/08/2020 | 19:48 | G1 Paraná
Neve cai em cidade do Paraná, diz Somar
G1 Paraná

A expectativa por neve no Paraná, nesta sexta-feira (21), foi confirmada durante a manhã, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, a cidade teve flocos de neve com chuva congelada no Morro do Araçatuba.

Grupos de pessoas acamparam no topo do morro para registrar a neve. Termômetros dos turistas no local chegaram a registrar temperaturas abaixo de zero.

A neve na região surpreendeu os meteorologistas, já que a previsão era para que o fenômeno acontecesse no extremo sul do estado. Mas, mesmo sem neve, as cidades da região sul amanheceram muito geladas. Em Palmas, por exemplo, a mínima, por volta das 5 horas, era de -2,8°C, com sensação térmica de -10°C.

O registro mais recente do fenômeno no estado tinha sido em julho de 2013. No dia 22, Guarapuava, na região central do Paraná, ficou tomada pela neve, e os moradores comemoraram com vários registros de fotos com bonecos de formatos diferenciados e paisagens encantadoras.

Começou a nevar por volta das 20h45, quando os termômetros da cidade apontaram temperatura de 0°C e chuva em vários pontos da cidade.

No dia 23 de julho, a neve também caiu na capital, mas durou pouco – apenas trinta minutos. Naquele dia, flocos de neve e chuva congelada foram registrados em diversos bairros e também em cidades da região metropolitana.

A neve começou por volta das 8 horas, e as mínimas registradas nos nos municípios com incidência de neve foram de 1,5°C em Curitiba, 1,1°C em Pinhais e 0,6°C na Lapa.

Desde então, a última ocorrência da neve na capital havia sido em 1975. Bonecos de neve, carros cobertos de gelo e telhados brancos. Assim era a paisagem de Curitiba no dia de 17 de julho daquele ano.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS