O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, confirmou nesta terça-feira (28), durante entrevista ao programa EPC, da Catve, a abertura de oito novos leitos exclusivos para o tratamento de Covid-19 no Hospital Bom Jesus, em Toledo.
Com o reforço, a unidade passa a contar com 24 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Toledo é sede da 20ᵃ Regional de Saúde e, de acordo com o último informe epidemiológico do novo coronavírus, o município tem 3.024 diagnósticos positivos e 27 óbitos pela Covid-19.
Outro município do Oeste, Foz do Iguaçu, também expandiu a estrutura hospitalar e abriu uma nova ala no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. O novo espaço tem 21 leitos de Unidade de Cuidados Especiais (UCE) destinados a pacientes com o novo Coronavírus. A unidade foi construída em 60 dias, com de R$ 2 milhões do município e o custeio será de responsabilidade da Sesa (Secretaria de Saúde do Estado do Paraná).
Beto Preto defendeu que mesmo diante das dificuldades enfrentadas para o cumprimento do decreto estadual, que estabelece uma quarentena restritiva em algumas regionais de Saúde do Paraná, o reflexo foi positivo, inclusive com uma queda considerável no número de novos casos nos últimos dias.
Além disso, ele ressaltou o trabalho das redes de hospitais do Estado, com destaque para o HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) e o Hospital de Retaguarda, ambos em Cascavel, e também do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu.