O protocolo do plano de volta às aulas prevê turmas divididas e quarentena em escola que tiver caso de Covid-19 no Paraná.
Desde 20 de março, as aulas estão suspensas no Paraná por causa da pandemia do novo coronavírus. As aulas ainda não têm um data prevista para recomeçar, mas as discussões já começaram.
Um plano preliminar de volta às aulas, com protocolos de segurança, foi criado e, agora, mais reuniões serão realizadas para, depois, a decisão ser mandada para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Essas medidas são para escolas públicas e privadas.
O que o plano preliminar prevê?
Reuniões
A primeira reunião do comitê de volta às aulas foi no dia 9 de julho.
Foi um encontro online, com a participação da Casa Civil, das secretarias de Educação, Saúde, Planejamento e da Fazenda, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Superintendência de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e também representantes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), do Ministério Público, dos conselhos de educação, das associação dos municípios e dos trabalhadores da educação.
Foi apresentada uma lista de materiais, de itens de proteção individual que vão ser necessários para o retorno às aulas – entre eles, máscaras que devem ser fornecidas para os servidores e alunos da rede pública.
O plano preliminar da Secretaria de Educação usa experiências de outros países.