O Depen-PR (Departamento Penitenciário do Paraná) já realizou mais de 320 testes para Covid-19 nas unidades prisionais na região Oeste.
Casos foram confirmados na cadeia pública de Toledo, onde 122 presos tiveram resultado positivo para o coronavírus em junho, e na tarde desta sexta-feira (3) houve a confirmação de surto na cadeia pública de Marechal Cândido Rondon, com 69 presos infectados.
Segundo a assessoria de imprensa do Depen, em Cascavel não há casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 em presos nas unidades prisionais.
Departamento penitenciário, afirma a assessoria, segue as medidas de prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Paraná.
"Presos e servidores têm de duas a quatro máscaras à disposição, além de álcool em gel e sabão para higienização das mãos, entre outras medidas já amplamente divulgadas".
Além dessas proteções, agentes que têm contato direto com detentos contam ainda com equipamentos como óculos e capa.
A assessoria esclarece ainda que detentos que entram no sistema prisional passam por avaliação de saúde e seguem alguns protocolos.
"Passa por avaliação de saúde, que inclui medição de temperatura e resposta a um questionário de doenças pré-existentes e demais comorbidades. Em seguida, o detento vai para o banho e troca de roupa, com lavagem dos tecidos em separado, e segue para cela de isolamento por 14 dias. Se não apresentar sintomas, o preso permanece na unidade. Caso algum sintoma apareça, ele é transferido imediatamente para unidades de isolamento, com atendimento de saúde especializado".
Sobre a limpeza das unidades, a informação é de que os ambientes são desinfetados diariamente, assim como os materiais que entram nas penitenciárias.