O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, registrou nesta terça-feira (30), sete altas de pacientes recuperados da Covid-19, o maior número em um único dia.Foram 3 homens de Foz do Iguaçu com idades de 45, 65 e 78 anos e 4 mulheres, de 25, 41, 61 e 94 anos, sendo duas do município de Foz, uma de São Miguel do Iguaçu e outra paciente da cidade de Cascavel.
Desde a primeira alta hospitalar do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, muitas histórias de vidas, passaram pelo corredor de aplausos da Ala Covid da instituição.
Entre os pacientes, uma em especial chamou a atenção dos profissionais da saúde. Dona Amantina, de 94 anos, ficou internada por 17 dias na unidade semi intensiva e também na enfermaria da ala Covid.
Moradora de Cascavel e portadora de marca-passo há 19 anos, a paciente demonstrou força, coragem e determinação durante todo o período em que permaneceu internada, recebendo carinhosamente o apoio de toda a equipe do hospital.
Amantina foi levada pelo SAMU até a unidade hospitalar no dia 13 de junho, vinda de uma UPA de Cascavel, onde estava internada desde o dia 9 deste mês. Com diagnóstico positivo para Covid-19, ela apresentava febre, fraqueza, tosse e falta de ar. A paciente também passou recentemente por uma intervenção cirúrgica e recebe curativos diários.
“Ela é muito amada, uma pessoa muito lúcida. Apesar de ter passado por dois quadros clínicos, ela dizia e pedia a Deus que queria viver mais alguns anos, não por ela, mas pelos filhos e netos. Deus a ouviu, atendeu a vontade dela e as nossas orações”, relatou Silvana, neta de dona Amantina.
A Comissão de Curativos do Hospital Municipal de Foz também acompanhou a paciente, durante sua estadia na Ala da Covid, atuando na prevenção do surgimento de novas lesões e atenuando na evolução das feridas.
“Nossa família só tem a agradecer por toda a dedicação do Hospital Municipal, da equipe como um todo. Vamos continuar em orações por todos da equipe. Como eu disse à enfermeira Karin, vamos continuar em orações por todos vocês, porque a COVID-19, é cada dia uma batalha diferente, mas vamos passar tudo isso que estamos vivendo”, pontuou Silvana, uma das netas que acompanhou diariamente o quadro clínico da avó por meio de contato telefônico com a enfermeira responsável do setor, Karin Aline Zilli.
Na tarde de segunda-feira (29), outras duas altas foram confirmadas pelo Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Uma mulher de 46 anos e um homem de 67 anos, ambos, moradores de Foz do Iguaçu. A instituição contabiliza até o momento 57 altas hospitalares.