A Secretaria de Saúde de Cascavel colocou em funcionamento, nesta semana, o Hospital de Campanha Nei Senter Martins. O espaço, no primeiro momento, está abrigando um Centro de Triagem, para que casos de síndromes respiratórias agudas graves sejam atendidos e recebam os encaminhamentos necessários pela equipe, como por exemplo, a coleta de exame para análise laboratorial ou até mesmo acionamento da macro regulação de leitos exclusivos para Covid-19.
De segunda até quinta-feira (25), o Hospital de Campanha atendeu 327 pacientes com sintomas respiratórios, 11 transferências para unidade hospitalar, 179 coletas para exame RT-PCR, 37 testes rápidos conforme a triagem realizada no paciente, 2 pacientes em suporte de emergência e 4 pacientes em observação de curta duração.
"Nós tínhamos cinco unidades que atendiam Covid-19 e foram fechadas para que os servidores possam estar aqui, nesse centro de triagem, em um local único e específico para atendimento à população, focado nos pacientes sintomáticos respiratórios", destacou o Secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello.
Nesta primeira fase, enquanto o município ainda conta com leitos de UTI e de enfermaria nos hospitais públicos, filantrópicos e privados da macrorregião, o local funciona como um centro de triagem, para fazer o primeiro atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios e dar o melhor encaminhamento.
O atendimento é de domingo a domingo das 7 às 19 horas, com sete consultórios médicos e suporte de enfermaria para observação de curta duração.