Dos 31 novos casos, 21 foram identificados por meio de exame RT-PCR, sendo 10 do sexo feminino e 11 do sexo masculino. Também entraram para o boletim oito pacientes que tiveram a doença confirmada por Teste Rápido, sendo que seis pacientes foram do sexo masculino e dois do sexo feminino. Por fim dois homens testaram positivo para a Covid-19 no setor privado de saúde.
Taxa de ocupação de leitos
Um dos fatores que gerou maior preocupação no boletim desta segunda-feira (22), foi quanto a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para atender pacientes Covid do Hospital Bom Jesus, em Toledo, que chegou a 100% de lotação, tanto em leitos clínicos, quanto em leitos de Terapia Intensiva (UTI).
O Hospital Bom Jesus conta com oito leitos de enfermaria, sendo que todos estão ocupados no momento, além de 12 leitos de UTI, que também estão todos ocupados. A 20ª Regional de Saúde de Toledo também tem a disposição da população leitos exclusivos para tratar pacientes Covid, no Hospital Beneficente Marcel Micheletto, em Assis Chateaubriand.
No Hospital Marcel Micheletto, são 14 leitos de enfermaria, com um deles ocupado e 14 leitos de UTI, sendo que 13 deles encontram-se ocupados. Com os números atuais a 20ª Regional de Saúde tem 40,91% dos leitos de enfermaria ocupados e 96,15% dos leitos de UTI ocupados no momento. Os dados correspondem a taxa de ocupação dos leitos da região até às 11h00 do dia 22 de junho.
Lembrando que Toledo ainda conta com mais quatro leitos de UTI, no Hospital Bom Jesus, mas eles estão indisponíveis no momento, por conta de problemas nos respiradores. Segundo a 20ª Regional de Saúde os ventiladores estão passando por conserto e em breve estarão à disposição da população de Toledo e região.
Dados
Até esta segunda-feira, 22, de junho, a cidade de Toledo tem 1.617 casos notificados da Covid-19 e 394 em análise. Outros 424 casos foram descartados e 799 foram confirmados, tendo ainda 182 pessoas recuperadas da enfermidade.
No momento 35 toledanos estão internados por conta da Covid-19, com 17 deles em leitos de UTI e 18 em leitos de enfermaria. Seis pessoas do município já perderam a vida por complicações causadas pela Covid-19. As mortes acometeram uma mulher de 34 anos e cinco homens de 38, 45, 45, 59, e 63 anos de idade.
O médico e porta-voz do COE, Fernando Pedrotti, salientou que os casos continuam aumentando, mas ainda não é possível saber se o pico de contágio já ocorreu ou está ocorrendo no município.
“É evidente que o número de casos têm aumentado de forma exponencial nas últimas semanas, mesmo assim não há como saber se já atingimos ou se estamos no pico do contágio. Isso só será possível saber quando os casos começarem a diminuir. Mas de todo o modo é fundamental que as pessoas mantenham os cuidados com a higiene e evitem sair de casa sem a necessidade”, esclareceu o médico.
Casos na BRF
Alguns meios de comunicação locais divulgaram que 40 casos foram confirmados na BRF de Toledo. Questionada, a Prefeitura de Toledo informou que os dados entraram na estatística ao longo dos meses de abril, maio e junho, uma vez que os casos não se deram em um único momento, mas sim ao longo deste tempo. Trata-se de uma somatória de casos e não de uma ocorrência isolada. Por tal razão foram sendo contabilizados conforme os resultados foram sendo positivos.