Sete em cada dez casos do novo coronavírus no Paraná são de municípios do interior, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em abril, cinco em cada dez pessoas com a Covid-19 moravam em Curitiba e Região Metropolitana. Os números mostram o que especialistas chamam de “interiorização do coronavírus”.
De acordo com o boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quarta-feira (17), o Paraná registra 11.085 casos confirmados e 386 mortes provocadas pela doença.
O médico José Faria Neto é coordenador de um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) que identificou a migração do coronavírus para o interior do estado.
“Desde o começo, o que a gente viu foi uma distribuição a partir dos grandes hubs aeroviários, com a própria mobilidade das pessoas. O que é natural, a gente viu essa movimentação. É um crescimento do número de casos nas cidades de pequeno e médio porte. Possivelmente o pior ainda esteja por vir”, explicou ele.
O estudo indica que o Paraná ainda não chegou no pico e não é o momento para descuidar. “Devemos nas próximas semanas atingir o pico. Quando vai ser? Eu acho que ainda é muito cedo para dizer. A capital também tem que fazer a sua parte, também pode ter saturação dos seus leitos de UTI, se as normas de distanciamento social não forem levadas à risca. Então, eu acho que o cenário não é simples para nenhuma cidade. Nem para a capital, nem para o interior”, afirmou Neto.
Dados municipaisLondrina, no norte do estado, registrou o primeiro caso de coronavírus em 18 de março. 74 dias depois, a cidade chegou a 413. Em junho, foram 480 novos casos. O número de pessoas infectadas mais do que dobrou em 16 dias.
Uma situação parecida ocorreu em Maringá, também no norte do Paraná, onde o coronavírus foi identificado em 16 de março. 76 dias depois, 395 moradores tinham se contaminado com o vírus. Nos últimos 14 dias, foram 530 novos casos – aumento de 134%.
Já em Cascavel, o contágio está ainda mais rápido. Foram 74 dias entre o primeiro caso até a cidade atingir 653 confirmações. Nos últimos 12 dias, foram 703 novos casos de Covid-19. O número mais do que dobrou em menos de duas semanas.