A secretaria municipal de Saúde de Santa Helena contabilizou 14 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira (16), sendo 13 testes provenientes do Laboratório Central do Estado – Lacen e um via teste rápido. Com este contingente, o Município amarga 29 casos e a transmissão da doença passa a ser comunitária, ou seja, quando não há mais o controle do local de contágio.
Diante disso, o Comitê de Combate ao Coronavírus se reúne extraordinariamente na tarde de hoje para discutir novas estratégias de controle à doença para que um novo decreto seja elaborado.
A situação é considerada crítica pela secretária municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega, que faz o apelo para que as pessoas fiquem em casa: “Chegamos num ponto em que todos os cuidados são extremamente necessários, portanto, peço para que a população só saia de casa se for realmente necessário," afirma.
O procurador do Município, Jerry Antonio Dotto, explica que medidas mais rígidas deverão ser tomadas com vista a parar o aumento de casos diários de Covid-19 e a população precisa compreender estas regras: “Teremos que progredir nos cuidados uma vez que não se sabe mais a origem da doença ficando assim, todos vulneráveis ao contágio,”
Atenção
Os sinais e sintomas da COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais são febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal, em casos mais graves. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Quem apresentar qualquer um desses sintomas deve entrar em contato com a equipe do Call Center pelo telefone 45 3268 8366 ou 45 9 9947 6897.