Grande parte dos presos contaminados na cadeia de Toledo são assintomáticos, afirma Depen
Após 122 presos da cadeia publica de Toledo testarem positivo para Covid-19, o Departamento Penitenciário do Paraná emitiu uma nota sobre a situação.
De acordo com o Depen, o caso dos detentos é acompanhado e grande parte deles é assintomático, dessa forma, optou-se que eles se mantenham isolados dentro da própria cadeia.
O prédio passa por desinfecção de duas a três vezes por dia e dos servidores, apenas um testou positivo para Coronavírus.
Confira a nota na íntegra:
O Departamento Penitenciário do Paraná informa que um total de 122 presos custodiados na Cadeia Pública de Toledo testaram positivo para Covid-19, sendo a maior parte deles assintomáticos. A testagem em massa, determinada pelo Depen, foi concluída nesta sexta-feira (12) e ocorreu após um servidor e 20 presos testarem positivo para o novo coronavírus.
Devido ao alto número de contaminados, em conjunto com autoridades de saúde local, decidiu-se que a estratégia mais adequada nesse momento é manter os presos isolados na própria unidade prisional, impedindo novas entradas, até que se cumpra o período de quarentena e não haja mais riscos de transmissão da doença.
O Depen enviou ao local, o diretor-clínico do Complexo Médico Penal (unidade referência no tratamento da doença no sistema prisional), Francisco Carlos Pereira dos Santos, que verificou o estado clínico dos presos e as condições da carceragem. Segundo ele, alguns presos apresentaram sintomas leves da doença e estão estáveis, não sendo necessário, no momento, a remoção para tratamento em ambiente hospitalar.
Importante esclarecer que os presos estão sendo avaliados diariamente pelas autoridades de saúde local, além disso, o prédio passa por limpeza e desinfecção de duas a três vezes ao dia. Ainda, todos os custodiados e profissionais que atuam na carceragem dispõem de equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool em gel.
Além do agente, o primeiro a testar positivo na Cadeia Pública, nenhum outro servidor foi infectado.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo
WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.