A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, divulgou mais um boletim com relação aos números do novo coronavírus. O município está com quatro casos suspeitos.
O município rondonense, que na semana passada estava sem suspeitos da doença, agora está com sete suspeitos no dia de hoje. Estes pacientes estão em isolamento aguardando o resultado do exame que vai confirmar ou não a doença.
Até o momento, foram descartados outros 29 casos suspeitos da doença em rondonenses. O resultado do exame foi não detectável para SARS-Cov-2, descantando assim a doença.
Outras 23 pessoas estão sendo monitoradas com sintomas, mas sem exame. Eles são casos notificados que apresentaram sintomas gripas leves, e que não se enquadram nos critérios nacionais para realizar exame.
119 pessoas totalizam os casos liberados, com alta de isolamento. São casos notificados que apresentavam sintomas gripais leves, que estão de alta do isolamento de 14 dias com um sem exames coletado.
O município teve até hoje somente dois casos confirmados, ambos no mês de março, um noticiado no dia 24 de março e outro 29 de março. Eles dois casos, um rapaz e uma moça, estão recuperados e com alta do isolamento domiciliar.
Caso suspeito
Um caso da doença é considerado suspeito somente quando se enquadra nas seguintes situações:
- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
- Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.
Como se prevenir?
O Ministério da Saúde orienta sobre cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.