O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, assinou nesta sexta-feira (20) o Decreto 4.420/2020 que declara estado de emergência em saúde pública no município. Para o enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência do Coronavírus – COVID-19, os órgãos da Administração Pública Municipal, seguirão as orientações e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. O decreto restringe o atendimento presencial nos espaços públicos, exceto repartições, espaços e unidades públicas de saúde.
Espaços públicos
Com exceção das unidades básicas de saúde da sede e distritos e da Clínica da Mulher, o atendimento ao público nos demais prédios municipais será mantido parcialmente, com expediente interno e atendimento excepcional ao público, devendo preferencialmente ser feito por telefone. O paço municipal estará com expediente interno e atendimento parcial a partir de segunda-feira (23).
Estabelecimentos privados
Recomenda-se que os estabelecimentos disponibilizem locais para lavar as mãos com frequência e toalhas de papel descartáveis, além de disponibilizarem dispenser com álcool em gel 70%. Ainda se recomenda que os estabelecimentos privados de menor circulação de pessoas organizem seus horários a fim de evitar aglomerações, reforçando as medidas de higienização, as peculiaridades de cada serviço e o risco envolvido em cada atendimento.
Os serviços de alimentação, restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos que possam resultar na reunião de pessoas, além das medidas de enfrentamento previstas, devem adotar também medidas de prevenção a disseminação do Coronavírus e preferencialmente utilizar-se dos meios de prestação de serviço com retirada no local ou entrega (delivery).
Recomendações
É recomendado que toda a população permaneça em suas casas, evitando deslocamento e aglomerações. Pessoas pertencentes ao grupo de risco como gestantes, lactantes, pessoas com doenças crônicas graves e pessoas com idade acima de 60 anos deverão permanecer em suas residências, em estado de isolamento.
Com informações de Assessoria