Um homem ficou gravemente ferido após ter sido atropelado por um trator enquanto dormia na areia da praia de Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com testemunhas, a vítima dormia em meio ao lixo quando foi atingida pelo veículo da Secretaria de Urbanismo (Seurb), que realizava a limpeza do local. Esse é o segundo caso de atropelamento por trator em praias da Baixada Santista em uma semana.
Conforme apurado pelo G1, o caso aconteceu na noite do último domingo (5), por volta das 20h, na praia do bairro Aviação. O morador Carlos Munir Amado explica que corria na orla da praia quando percebeu a movimentação de equipes de resgate e outros banhistas, que também prestavam socorro à vítima.
Segundo Carlos, a equipe da Seurb realizava a limpeza da orla da praia no momento do acidente. Sem notarem a presença do homem em meio a folhagens e sacos de lixo, um dos tratores avançou sobre os resíduos, atingindo a vítima. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi atendido com ferimentos graves.
Logo após o acidente, os funcionários da prefeitura e banhistas também acionaram a corporação, que enviou uma equipe do resgate até o local. Após receber os primeiros-socorros, ainda na faixa de areia, o homem, que até o momento não foi identificado, foi levado ao Hospital Irmã Dulce.
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande explica que a limpeza da faixa de areia na cidade, durante a alta temporada, é realizada imprescindivelmente e somente no período noturno, justamente para evitar qualquer tipo de acidente, tanto que até o momento nenhuma ocorrência no sentido foi registrada. A noite é o período em que o número de banhistas é extremamente reduzido. A Prefeitura age sempre com medidas de segurança.
A administração aponta que o profissional que dirigia o equipamento é um funcionário concursado da Prefeitura, devidamente habilitado. A informação registrada no boletim de ocorrência é de que esta pessoa se encontrava deitada em local inapropriado no meio dos sacos de lixo de cor preta, acumulados durante o dia, o que dificultou a visibilidade.
A Administração Municipal está acompanhando toda a ocorrência para tomar as medidas cabíveis e realiza a assistência a pessoa. O atendimento ocorreu pelo SAMU e o homem deu entrada no Hospital Irmã Dulce por volta das 21h10, sem nenhum tipo de identificação e segue internado recebendo todos cuidados necessário, sendo monitorado constantemente.
Em São Vicente (SP), uma idosa de 75 anos morreu na última terça-feira (31) após também ter sido atropelada por um trator que realizava a limpeza da orla. Imagens obtidas pelo G1 mostram o momento do acidente.
O caso aconteceu na manhã do dia 29 de dezembro, por volta das 9h, enquanto a moradora Diva Margarida Rodaski Leão tomava sol na faixa de areia. Sedundo familiares, ela tinha o costume de frequentar a praia que ficava em frente ao seu apartamento.
Às autoridades, o motorista explicou que não tinha habilitação e assumiu o controle do trator enquanto o colega, responsável por dirigir o veículo, ia ao banheiro. Segundo a prefeitura, o trator é de uma empresa terceirizada que foi contratada para fazer o serviço.