30/04/2023 | 09:59 | AEN
Paraná se prepara para receber a quarta missão da OCDE em maio
AEN
O Governo do Paraná receberá nos dias 23 e 24 de maio representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na sua quarta missão no Estado. Intermediada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), do Governo do Paraná, o evento reunirá autoridades para o desenvolvimento dos ODS no Estado.

São 17 ODS com 169 metas que guiam as boas práticas nos países que aderiram a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estarão presentes representantes dos governos federal, estadual, setor produtivo, acadêmico, sociedade civil, além de parceiros internacionais para dois dias dedicados a compartilhar a avaliação preliminar e as recomendações da OCDE quanto à implementação dos ODS.

Nesta nova etapa a OCDE promoverá discussões técnicas, entrevistas e debates que contribuirão para a continuidade do programa “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Paraná”, desenvolvido em parceria com a organização internacional. É um programa ambicioso para apoiar cidades e estados a desenvolver, implementar e monitorar estratégias para alcançar os ODS.

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a fazer parte do programa, em conjunto com outras nove regiões e cidades de outros países, desde 2019. Todos os municípios paranaenses já possuem compromissos com os ODS e estão se envolvendo com ações voltadas aos ODS da Agenda 2030, e isto coloca o Paraná numa situação privilegiada sendo visto como um modelo para o mundo.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

O Paraná, como parte desta ação, vê nos ODS uma ferramenta importante na redução das disparidades e desigualdades territoriais. Através da SGDES, promove um trabalho contínuo na implementação de estratégias que coloquem os ODS como base e referência de políticas públicas dos municípios, sendo também instrumentos robustos para promover o intercâmbio de boas práticas e aumentar a inovação nos níveis estadual e municipal, com base em uma abordagem integrada.

Os ODS foram incorporados no orçamento do Estado e fortalecem o apoio financeiro aos municípios, avançando na sua implementação. Além disso, o Paraná está trabalhando para desenvolver ferramentas consistentes e indicadores locais, promovendo a colaboração entre diferentes níveis de administração, incluindo o Judiciário, auditorias, setor privado, academia e sociedade civil para alavancar esforços para alcançar os ODS.

A OCDE é constituída por países e parceiros estratégicos com o intuito de alinhar e discutir estratégias dedicadas ao desenvolvimento econômico que beneficiem seus participantes. Surgiu em 1948 com o objetivo de reconstruir a Europa no pós-guerra e a partir de 1961 passou a incluir países e parceiros estratégicos de outras regiões.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS