Morreu nesta madrugada (01) uma garotinha rondonense de um ano e oito meses acometida de meningite bacteriana. De acordo com postagens da família em rede social, meningite seguida de parada cardíaca foram as causas da morte.
Nossa reportagem conversou com a Secretária de Saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht, que confirmou que a garotinha foi acometida de meningite bactéria e que até o momento este seria um caso isolado, não havendo informações de mais casos na cidade.
Meningite bacteriana
Meningite bacteriana, também chamada de meningite meningocócica, é a inflamação das meninges causada por bactérias. Três bactérias podem causar meningite bacteriana. Essas três encontram-se normalmente no meio ambiente e podem inclusive viver no nariz ou no aparelho respiratório de uma pessoa sem provocar qualquer dano.
As pessoas com maior risco de ter meningite bacteriana são as que apresentam infecção crônica do ouvido e do nariz, pneumonia e que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas. A doença também é mais comum em crianças de um mês a dois anos de idade e ocorre com mais frequência no inverno ou na primavera
Os principais sinais e sintomas da meningite bacteriana costumam se manifestar rapidamente e podem incluir:
Febre alta e calafrios
Alterações do estado mental
Náusea e vômitos
Áreas roxas, como machucados
Erupções, pontos vermelhos
Sensibilidade à luz (fotofobia)
Dor de cabeça forte
Pescoço rígido (meningismo).
Outros sintomas que podem ocorrer:
Fontanelas (moleiras) protuberantes
Perda de consciência
Alimentação deficiente ou irritabilidade em crianças
Respiração acelerada
Postura incomum com a cabeça e o pescoço arqueados para trás.