São Paulo rejuvenescido x Corinthians experiente: semi do Paulistão marca duelo de gerações
A semifinal do Campeonato Paulista entre São Paulo e Corinthians, que será realizada neste domingo, às 16h, no Morumbi, também traz um duelo de gerações em campo.
Calculando a média de idade dos times, a diferença não é grande. O São Paulo tem 27,2 anos, e o Corinthians 28,6. A diferença maior se dá no meio-campo, onde no lado tricolor atuam mais jogadores jovens.
No São Paulo, Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Igor Gomes fazem o meio tricolor ter uma média de idade de 21,3. Do outro lado, no Timão, Paulinho, Renato Augusto e Du Queiroz deixam o meio corintiano com média de 29,6.
No clássico válido pela primeira fase, o confronto de gerações no meio-campo foi melhor para o São Paulo. Com uma marcação bem encaixada em cima de Paulinho e Renato Augusto, o time de Rogério Ceni conseguiu controlar as ações ofensivas do Corinthians.
Nas redes sociais, após o jogo, a torcida são-paulina até brincou de que Renato Augusto teria sido colocado no bolso de Rodrigo Nestor.
São Paulo rejuvenescido
Apesar da presença de nomes experientes como Eder e Rafinha, os jovens são as peças de destaque da campanha são-paulina neste Campeonato Paulista. Os “crias de Cotia” como Rodrigo Nestor, Igor Gomes, Diego Costa e Gabriel Sara, ausência por lesão, têm encantado Rogério Ceni.
– Eles têm talento, eles tiveram maturidade. Eles tiveram calma para fazer as jogadas, com tabelas bem construídas. Mostra que eles são jovens, alguns com 18, 19 anos, mas estão dispostos. Gosto de gente que tem fome, que quer aprender, ganhar e ser campeão. Esses garotos têm fome de vitória – elogiou.
Mesmo diante da pouca idade, os atletas criados nas categorias de base estão entre os mais utilizados por Ceni na temporada. São quatro entre os dez com mais minutos em 2022: Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Diego Costa e Pablo Maia.
Mais do que estar entre os mais atuantes, o grupo se destaca. No primeiro mata-mata do Paulistão, Rodrigo Nestor e Pablo Maia balançaram as redes e foram os protagonistas da goleada por 4 a 1, de virada. Ceni ainda testemunhou Marquinhos sair do banco de reservas e vazar o rival do ABC.
Diante deste cenário, os jovens são-paulinos são a resposta ao experiente adversário deste domingo. No primeiro encontro, há menos de um mês, essa empolgação e intensidade resultou em um gol aos 50 segundos de partida; justamente o lance que definiu o Majestoso.
Corinthians experiente
Como a própria média de idade mostra, o Corinthians não tem um time velho. O Timão tem, sim, jogadores experientes em determinadas posições, como na defesa e no meio-campo.
Na zaga, o Timão conta com atletas que já foram campeões pelo clube, como Cássio, Fagner, Gil e Fábio Santos. Este último, porém, tem perdido espaço para o jovem Lucas Piton, que fez uma boa partida nas quartas de final. Além dele, o zagueiro João Victor faz a parceria com Gil.
O que pesa é a intensidade proposta por Vítor Pereira em seu time. Paulinho é o que demonstra mais dificuldades em acompanhar o ritmo de jogo que o português quer para sua equipe. Porém, o volante já marcou dois gols e deu uma assistência em nove jogos.
No ataque, Willian, com 33 anos, não mostra muita dificuldade em passar de seus marcadores. O atacante ainda tem a potência necessária para suas arrancadas e dribles pelas pontas do campo.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo
WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.