08/02/2022 | 18:55 | G1 Paraná
Motorista de ônibus bloqueia rua para jovem com deficiência atravessar, em Curitiba
Divulgação
Um motorista de ônibus trancou, por poucos segundos, uma rua de Curitiba para que uma jovem com dificuldade de locomoção conseguisse fazer a travessia da via em segurança

O caso, que aconteceu no dia 4 de fevereiro, foi gravado por um dos passageiros do ônibus.

Nas imagens é possível ver a assistente administrativa Alexia Caroline, de 23 anos, recebendo ajuda para descer do ônibus, que faz a linha Interbairros 4. Quem aparece com ela é o motorista Alesso Assis, de 40 anos.

pós ajudá-la, o motorista volta para o ônibus e deixa o veículo atravessado na rua para que Alexia faça a passagem, de muletas, de uma calçada para a outra. Ela usa a linha todos os dias para ir ao trabalho.

“A gente se conhece só do ônibus. Eu estava em home office, mas desde outubro voltei para o presencial e comecei a usar a linha com mais frequência. Ali tem bastante movimento, então foi a forma que ele encontrou de ajudar”.
A rua onde o ato costuma acontecer, segundo Alexia, é a João Chede. A via tem mão única.

Alexia conta que o motorista tem a mesma atitude há cerca de três meses. Segundo ela, o ato é simples e não coloca ninguém em risco, por ser uma ação rápida.


'Plantar a semente do bem'
Alesso é motorista de ônibus há 11 anos. Ele conta que resolveu tomar a atitude depois de ver, pelo retrovisor, a passageira passar por uma situação de risco.

"Ela desceu do ônibus e eu vi ela atravessando devagar. Nisso, veio um ser humano apressadinho e o cara em vez de trocar de faixa, foi pra cima dela. E eu vi, do espelho, ela tendo que apertar o passo. Foi aquelas coisas que a gente vê e dá um gelo. Eu só pensei 'Meu Deus, tomara que ela não caia porque o cara não vai conseguir frear", disse Alesso.

O motorista disse que a atitude de trancar a rua momentaneamente foi inspirada, além da vontade de ajudar, em ensinamentos nas aulas de direção de ônibus da empresa em que trabalha, onde era solicitada atenção especial às pessoas com deficiência.

"Nas aulas de treinamento, nós éramos em quatro. E a cada dia um simulava uma deficiência, ou era cadeirante, um tinha deficiência visual... E a gente sempre era induzido a ter uma atenção especial com essas pessoas [...] é sobre plantar a semente do bem".
Alesso destaca que, no ato de bloquear a rua, ele respeita todas as leis de trânsito.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS