08/01/2022 | 09:49 | Toledo News
Primeiro caso de Flurona é registrado no município de Toledo
Divulgação
A Secretaria de Saúde do município confirmou no meio da noite desta sexta-feira (07) o primeiro caso de Flurona registrado em Toledo. O Flurona é a contaminação simultânea pelo Novo Coronavírus (Covid-19) e um vírus Influenza, nesse caso a H3N2. O nome é uma junção entre a palavra flu (gripe na língua inglesa) e corona.

O paciente infectado é um menino de 10 anos com histórico de viagem. O garoto retornou a Toledo no dia 31 de dezembro de 2021 e foi hospitalizado no setor privado de saúde no dia 02 de janeiro. Ele recebeu alta médica no dia 04. O exame foi coletado no Sistema Único de Saúde (SUS) por se tratar de uma situação de interesse público. O resultado saiu no final da tarde de hoje.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o menino tem apresentado uma melhora significativa e apresenta bom estado de saúde. O secretário de Saúde interino, Fernando Pedrotti, ressalta que os cuidados da Flurona são os mesmos da Covid-19. “É importante ressaltar que o meio de prevenção para a Covid-19 e Influenza é o mesmo. Ou seja, a utilização de máscara, o distanciamento social, a manutenção dos ambientes abertos e bem ventilados e ainda a lavagem das mãos com água e sabão por várias vezes ao dia”, informa.

Toledo conta com doses da vacina contra a Influenza disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e interior. Caso você tenha se imunizado contra a Influenza em 2021 deve aguardar a chegada de novas doses, algo que deve ocorrer entre o final de março e o início de abril, para aí receber uma nova aplicação. Para se vacinar é necessário portar a carteira de vacinação e um documento oficial com foto. A vacinação é liberada para pessoas a partir dos 06 meses de idade.

A vacina contra a Covid-19 também está disponível em todas as UBSs da sede e interior. A segunda dose é aplicada 21 dias após a primeira aplicação, enquanto a terceira dose (dose de reforço) é aplicada após quatro meses da segunda dose. Para a imunização é necessário levar a carteira de vacinação; cartão do SUS; comprovante de endereço; Certidão de Pessoa Física (CPF); e um documento oficial com foto. A vacinação é liberada para pessoas com 12 anos ou mais.

Fernando Pedrotti destaca que não há necessidade de pânico. “Não há necessidade de maiores preocupações ou pânico. O que importa são os cuidados adequados e a busca das vacinas”, finaliza.

Aumento de casos

Essa semana foi marcada pelo aumento significativo de casos da Covid-19 em Toledo. Somente nos últimos três dias foram mais de 190 casos da enfermidade e apenas seis pessoas recuperadas.

O aumento do índice de casos de Influenza A H3N2 também preocupa. O Paraná já confirmou 375 casos. Na 20ª Regional de Saúde foram 10 contaminações, sendo seis em Toledo, duas em Palotina, uma em Quatro Pontes e uma em Terra Roxa.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS