Sem energia elétrica desde a madrugada de quarta-feira (13), produtores rurais tiveram que jogar fora, na sexta-feira (15), 300 litros de leite que estragou por falta de refrigeração em Palotina, no oeste do Paraná.
"Não resfriou. Daí passa de quatro horas já começa a coalhar o leite, começa a ficar ruim", disse o produtor Felipe Garbin.
O problema da falta de luz ocorre também em outras cidades do oeste do estado devido as fortes chuvas que caíram na região. Para tentar diminuir os prejuízos, alguns comerciantes e produtores alugaram geradores de energia. Contudo, não há gerador para todos que precisam.
Na propriedade do Saul Zeuckner, em Toledo, só não aconteceu o mesmo que na de Palotina porque ele conseguiu alugar um gerador de energia. No local, são produzidos 1 mil litros de leite por dia.
Os 54 animais são ordenhados por meio de um sistema que depende de eletricidade para funcionar.
"Atualmente, a gente tem em produção 1 mil litros de leite por dia, então se eu perder um dia de leite, eu perderia R$ 2,5 mil em um dia", contou Zeuckner.
O pátio de uma empresa de locação de geradores em Toledo está vazio. Os 35 equipamentos foram locados poucas horas depois do temporal de quarta-feira. A procura maior foi de pequenos produtores de leite, peixe e aves. Foram mais de 100 pedidos.
"Infelizmente nós não conseguimos dar conta. O que nós fizemos foi um rodízio desses equipamentos para tentar atender o pessoal da cadeia leiteira, de aves, para fazer a alimentação dessas aves, trazer água", comentou Michel Becker, proprietário da empresa.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) afirmou na noite deste sábado (16) que a energia foi restabelecida em 40 mil imóveis. Ainda restam outras 27 mil unidades sem luz.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo
WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.