Uma onça parda foi atropelada na manhã deste sábado (17) em Lidianópolis, na estrada que dá acesso a Borrazópolis. O motorista do carro parou para tentar prestar algum atendimento, mas o animal morreu.
De acordo com o biólogo Fernando Felipe Rodrigues, a onça parda é o segundo maior felino do Brasil, é bastante comum na nossa região de mata atlântica. "O nome científico deste animal é puma concolor. O macho pode chegar a até 80 quilos e a fêmea até 50 quilos. É um animal pode ser visto de dia, mas é mais comum no período noturno, quando se alimenta em média de 5 quilos de carne por dia. O macho tem território bastante grande e normalmente não fica em um único local, está sempre andando. Já as fêmeas normalmente ficam fixas em um território", explicou.
O biólogo explica ainda que a onça parda é predadora de capivaras, macacos, quatis e aves, por isso, muitos ataques destes animais ocorrem em propriedades na zona rural, pois eles caçam galinhas e porcos." No caso de encontrar um animal desses em área rural ou na cidade, deve-se ligar para os órgãos ambientais imediatamente", orientou
Rodrigues está realizando um trabalho de cadastramento de felinos em Apucarana. Até o momento, 3 animais já foram cadastrados e são monitorados. "Se houver qualquer tipo de ataque ou avistamento de felinos em propriedades rurais da cidade, avisem as autoridades de meio ambiente para que eu possa realizar o acompanhamento", declarou o biólogo.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo
WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.