Está sendo realizado agora pela manhã em Guaíra, uma manifestação dos indígenas contra o projeto de lei que quer alterar a regulamentação dos processos de demarcação de áreas indígenas.
Segundo a Polícia Federal que está acompanhando o manifesto, a previsão de chegada no centro da cidade é as 09h30, os índios estão marchando em direção ao prédio do Ministério Público Federal.
A Polícia Militar também está nesta ação junto a Polícia Federal.
Cerca de 300 índios participam do manifesto, informou a PF.
O PROJETO DE LEI
A reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) que analisaria a proposta sobre demarcação de terras indígenas na terça-feira (22) foi cancelada após diversos atos pelo Brasil contra o Projeto de Lei 490/2007 .
O PL 490/2007, apresentado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), propõe que seja passado para o Congresso a competência de determinar as demarcações de terras por meio de leis.
Os povos indígenas que protestavam em frente à Câmara dos Deputados, onde ocorreria a votação, enfrentaram resistência da polícia, resultando em confronto no local e, posteriormente, no cancelamento da reunião.
Segundo o Depol (Departamento de Polícia Legislativa), os manifestantes presentes na Câmara lançaram pedras e flechas contra as tropas, que utilizaram bombas de gás lacrimogêneo contra os indígenas.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo
WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.