Um adolescente de 13 anos está desaparecido depois de se afogar no mar, por volta das 11h deste domingo (10), na praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, no litoral do estado.
De acordo com os socorristas, ele estava em uma área que não é protegida pelos guarda-vidas, mora em Curitiba, e foi passar o dia no litoral.
Equipes fazem buscas no local com a ajuda da aeronave do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA). Uma moto aquática também está sendo usada nas buscas.
Desde o início da operação verão no litoral, que começou no dia 19 de dezembro do ano passado, 433 pessoas se afogaram nas praias do litoral paranaense, de acordo com os bombeiros. Desse total, 389 saíram ilesas, 40 foram socorridas e quatro morreram.
Orientações do Corpo de Bombeiros
A tenente do Corpo de Bombeiros Ana Paula Inácio, que é porta-voz dos bombeiros na Operação Verão no litoral, destacou sobre a importância dos banhistas procurarem uma faixa protegida pelos guarda-vidas para ter um banho de mar seguro. As faixas estão sinalizadas com bandeiras vermelhas com amarelo.
"Essas faixas podem ser localizadas, tanto chegando na areia, perto da sinalização do posto de guarda-vidas, como também pelo aplicativo do Corpo de Bombeiros, que está disponível gratuitamente nas lojas de celulares", detalhou a tenente.
O nome do aplicativo é "Corpo de Bombeiros Paraná" e pode ser baixado tanto pelo sistema Android quando pelo IOS.
Outra orientação importante destacada pela tenente é que as pessoas não façam ingestão de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar.
"Quando a pessoa ingere bebida alcoólica, ela tem os reflexos reduzidos. Ou seja, caso aconteça algum incidente na água, o banhista não consegue ter uma reação imediata para conseguir sair da situação e pode se afogar ou até mesmo entrar em óbito", alertou.