15/12/2020 | 19:01 | G1 Paraná
Governo do Paraná anuncia modelo híbrido de educação a partir de 18 de fevereiro de 2021
Reprodução
O Governo do Paraná anunciou, nesta terça-feira (15), que a partir do dia 18 de fevereiro de 2021 a educação na rede estadual funcionará no modelo híbrido - com as turmas divididas em um revezamento entre alunos em aulas presenciais e remotas.

O planejamento foi informado em uma coletiva que contou com a participação do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do secretário estadual da Educação, Renato Feder.

O secretário Feder destacou que as turmas serão divididas, conforme a capacidade de cada sala em receber alunos, obedecendo ao distanciamento entre eles. Preferencialmente, segundo Feder, os alunos que não têm a tecnologia necessária em casa irão à escola.

"O limite de alunos vai ser dado pelo distanciamento proposto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de 1,5 metro. Os outros acompanham a aula das suas casas. Eles assistem a aula deles, com o professor deles ao vivo, e o professor também pode ver o rosto deles", disse.

De acordo com o governador, as instituições de ensino deverão seguir cuidados de higiene, com disponibilidade de álcool gel, obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento.

"Esse planejamento vem de encontro a uma necessidade. A ideia é criar uma modelagem que traga tranquilidade para alunos e para os professores. Nós conseguimos em 2020 fazer um modelo de ensino a distância que foi modelo para o Brasil", afirmou.

Suspensão das aulas no estado

Por causa da pandemia, as aulas presenciais foram suspensas em 20 de março. Em 19 de outubro, 54 escolas estaduais começaram a retomar com atividades extracurriculares presenciais.

Até 18 de dezembro, quando termina o período de matrícula na rede estadual de ensino, o governo espera a rematrícula dos 1 milhão e 70 mil alunos da rede e de outros 10 mil novos estudantes oriundos da rede particular.

Coronavírus no Paraná

Os últimos meses foram de crescimento no número de infectados pelo novo coronavírus no Paraná.

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) mostrou que o estado atingiu o patamar de 329.297 casos confirmados e 6.744 mortes por causa da Covid-19.

Desde o primeiro caso registrado oficialmente no Paraná, em 12 março, pela primeira vez, o estado passou de mil internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para Covid-19.

Além dos 1.011 em leitos exclusivos, na tarde de segunda-feira (14), havia mais 44 pessoas com Covid-19 internadas em leitos de UTI não exclusivos. A taxa de ocupação de 89% também é a maior desde o começo da pandemia.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS