Cascavel decidiu pela continuidade. O atual prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) foi reeleito neste domingo (15) para seu segundo mandado à frente do Paço Municipal. Mesmo diante de outros sete candidatos, a vantagem foi ampla.
Foram até o momento 92,09% das urnas apurados (524 sessões de 569). Paranhos teve 71,63% votos, 103.719. O segundo colocado, Marcio Pacheco, está com 10,33% dos votos (14.959), Assim não tem mais chance de virar.
Para ser eleito no primeiro turno é necessário a maioria dos votos válidos.
É a segunda vez na história que Cascavel reelege um prefeito. A primeira vez foi em 2012, com Edgar Bueno. Octacilio Mion, Fidelcino Tolentino e Salazar Barreiros também tiveram dois mandatos cada, mas não sequenciais.
Em 2020, Paranhos tinha a maior coligação entre todos os candidatos a prefeito. São dez partidos que integram a coligação Cascavel Mais Humana, Sem Corrupção, Sem Desperdício (CIDADANIA / PSC / PL / PODE / PV / PSB / MDB / PSD / PTB / REPUBLICANOS)
Paranhos tem como vice o empresário Renato Silva. Bastante conhecido como proprietário da Colmeia e da Univel, Renato Silva disputou a prefeitura de Cascavel em 2004.
Eleição anterior
Em 2016 foram sete candidatos na disputa pela prefeitura de Cascavel. Leonaldo Paranhos fez 86.099 votos, 51,17% dos votos válidos. Marcio Pacheco foi o segundo colocado, com 56.260 votos, o equivalente a 33,43% dos eleitores.
Biografia
Paranhos tem 54 anos, é casado é pai de três filhos. Ele nasceu em Paraíso do Norte, trabalhou como boia-fria e veio para Cascavel em 1982. Desde cedo participou da liderança estudantil. Foi eleito vereador em 1996, aos 30 anos e na eleição seguinte foi vice-prefeito no primeiro mandato de Edgar Bueno. Em 2010 foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014. Durante a atuação como deputado se destacou ao encabeçar CPIs como a do SUS e da telefonia, que fizeram um trabalho de apuração da qualidade dos serviços.
Mandato
Um prefeito bastante adepto às tecnologias e ativo nas redes sociais, foram centenas de transmissões ao vivo onde o prefeito sempre fez questão de passar seu celular pessoal e pedir denúncias dos moradores.
O mandato de Paranhos começou com conclusão das obras do PDI e implantação nas mudanças previstas para o transporte coletivo, além de retomada de obras que estavam paradas.
Nas obras de infraestrutura se destacam a reestruturação das ruas principais de vários bairros, iniciada pela Av. Tito Muffato, obras que transcorre sem aditivos e prorrogações; além de obras significativas de pavimentação no interior.
Na saúde houve reforma em praticamente todas as unidades dos bairros e reconstrução de algumas que há anos esperavam por investimento.
O prefeito também precisou enfrentar a pandemia da Covid-19, de início com uma postura mais dura. Foi estruturado o Hospital de Retaguarda que no futuro deve receber o Hospital Municipal.
Em breve Paranhos deve falar com a imprensa no comitê, na Rua Mato Grosso.