A entrada de pedestres em Cidade do Leste, no Paraguai, foi autorizada pelo governo do país, nesta quinta-feira (29). Desde a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, apenas veículos podiam atravessar a fronteira por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
A medida já começa a valer na sexta-feira (30).
Conforme a diretoria de migração paraguaia, a determinação também liberou o acesso ao país por 24 horas. Antes da nova medida, os brasileiros entravam no país das 5 às 14 horas.
A Ponte Internacional da Amizade ficou fechada por quase sete meses, por causa da pandemia do novo coronavírus. Os estrangeiros que entrarem no Paraguai poderão circular até 30 quilômetros da ponte.
A portaria do governo brasileiro, de 2 de outubro, já permitia a circulação entre municípios da fronteira, como Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, que são cidades gêmeas, mas apenas se o país vizinho fizesse o mesmo, por meio do princípio da reciprocidade.
Relembre
As fronteiras do Paraguai estavam fechadas desde o fim de março. À época, os paraguaios que tentavam voltar para o país foram barrados e depois tiveram que ficar em isolamento.
Em maio, o país começou a flexibilizar a quarentena, mas em Cidade do Leste, com mais de 60 mil desempregados, a pressão foi grande para liberar a passagem pela fronteira. Em julho, houve protesto e vandalismo para a reabertura.
Desde então, a ideia de liberar a fronteira ganhou força, por isso, no dia 14 de outubro, o Paraguai divulgou protocolo sanitário afirmando a reabertura.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo
WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.