17/03/2024 | 11:43
Vem aí a 4ª Edição do Pescando no Lago de Mercedes; inscrições abertas
Próximo à celebração da Páscoa, a Administração de Mercedes prepara-se para sediar a 4ª Edição do Pescando no Lago. O evento está agendado para o próximo sábado, dia 23, com a pesca iniciando às 14h30 e encerrando às 18 horas, no Lago Municipal de Mercedes.

Para participar, os interessados devem efetuar suas inscrições até a próxima sexta-feira, diretamente na Prefeitura, durante o horário comercial, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O custo da inscrição é de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Provopar. No dia do evento, também serão aceitas inscrições.

Os participantes serão limitados ao uso exclusivo de varinhas de bambu para a pesca. Iscas e demais apetrechos necessários serão de responsabilidade dos pescadores.

REGULAMENTO DO EVENTO: 

A Prefeitura Municipal de Mercedes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, no uso de suas atribuições torna público o regulamento do “PESCANDO NO LAGO”, em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no presente Regulamento.

1. O que é o “PESCANDO NO LAGO”?

“PESCANDO NO LAGO, é um evento recreativo de pesca, na modalidade Pesque e Leve, em barranco, criado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo mas este ano será de competência da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, com o intuito de propor uma integração entre os Munícipes do Município, propiciando uma atividade de lazer e descontração aliado ao estímulo do consumo de pescado. Além disso, considerando que existe a ocorrência registrada no Lago Municipal de cardumes de Tilápia e outros peixes, inclusive exóticos, o evento contribuirá para o controle populacional destas espécies no Lago Municipal.

2. Local do evento.

Lago Municipal de Mercedes – PR.

3. InscriçõesAs inscrições serão do dia 18 de março até 22 de março/2024 das 7h30 as 11h30 e das 13h00 ás 17h00 na Prefeitura. Em concordância com as normas deste regulamento. Os interessados deverão apresentar documento de identificação com foto, comprovante de endereço e 1 kg de alimento não perecível. Somente será permitida a participação de crianças na faixa etária de 01 a 12 anos, devidamente acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos, que se responsabilizam pelos mesmos.

Cada inscrito receberá uma pulseira a ser utilizada no pulso no dia do evento, sendo essa de responsabilidade do participante. Em caso de perda, extravio ou furto a mesma não será substituída. Será proibido o acesso à área de pesca pelo pescador e acompanhante que não apresentarem a pulseira de inscrição. Os familiares, amigos e demais usuários do Lago, no dia do evento, não poderão acessar a área destinada aos pescadores.

Os alimentos não perecíveis serão doados ao PROVOPAR.

Alimentos que serão aceitos para a doação: Arroz(kg) – Feijão(kg) – Açúcar(kg) – Óleo (Litro) – Leite (Caixinha) Macarrão (Kg). 

4. Programação – 23/03/2023

Local: Lago Municipal

Início da pesca: 14h30

Encerramento da pesca: 18h00

Vale lembrar que o evento ocorrerá mesmo com chuva, exceto em casos de tempestades ou chuvas torrenciais.

5. Público alvo

Poderão participar do evento qualquer pessoa, que comprovem residência no Município de Mercedes, através de um comprovante de endereço.

6. Organização do evento

No dia do evento serão disponibilizados pontos de apoio ao redor do lago para apoio e esclarecimento de dúvidas.  Os participantes poderão contar com o auxílio dos organizadores, devidamente identificados e uniformizados, disponíveis nos pontos de apoio e transitando na área delimitada para a pesca.

O pescador deve colaborar com a manutenção e limpeza do Lago Municipal recolhendo e depositando os restos de alimentos, de bebidas, embalagens de papéis, latas, sacos plásticos ou quaisquer outros materiais a serem descartados, em lixeiras disponibilizadas para este fim e que se encontram ao redor do lago.

7. Normas

a) Equipamentos de pesca

Será autorizado apenas um (1) equipamento por participante, com a presença de apenas um (1) anzol por apetrecho. Será permitido apenas:

- Caniço;

- Vara de Bambu (de curto alcance);

- Vara Telescópicas.

- USO OBRIGATÓRIO DE LINHA COM ESPESSURA MÍNIMA DE 0,30 mm.

b) Funcionamento

A pesca só será permitida no horário estabelecido no item 4, devendo os participantes obedecer às instruções.

Cada pescador poderá pescar peixes, independentes do tamanho ou espécie, e cada equipe é responsável por levar uma caixa para armazenar o pescado.  Ao anuncio no sistema de som, avisando da finalização, todos os participantes deverão retirar-se da área de pesca bem como todos os seus pertences e resíduos (lixo).

Os arremessos deverão ser feitos em linha reta e os pescadores deverão respeitar-se, colaborando uns com os outros. Quando o pescador vizinho fisgar um peixe, os demais ao seu entorno deverão retirar seus equipamentos da água para facilitar a captura do peixe.

c) Área da pesca

A área da pesca será delimitada com fita de isolamento. Os pescadores poderão entrar na área de pesca, somente pelos pontos de apoio disponibilizados ao redor do lago, no horário estabelecido, portando sua pulseira identificadora em um dos pulsos. Não será permitida pesca em pontos não delimitado.

Não será permitido:

- Uso de embarcações;

- Uso de tarrafas, redes, covos, fly, pesca subaquática, besta; espinhel; boias de arremesso, ou semelhantes;

- Ceva;

- Devolver o peixe capturado;

- Uso de iscas artificiais;

- Nadar;

- Permanência de não inscritos em área destinada a pesca;

- Consumo de bebida alcoólica na área destinada a Pesca.

- Má conduta;

- Limpeza de peixes no lago;

- Equipamentos de som;

- Jogar lixo no gramado;

O descumprimento a qualquer regra deste regulamento bem como o envolvimento em desavenças, brigas, conflitos, ou mesmo a constatação de má conduta acarretará desclassificação e imediata remoção do local, por autoridade competente.

8. Considerações finais

Os organizadores do “PESCANDO NO LAGO”, são soberanos nas decisões para o bom andamento do torneio. Portanto, casos omissos a este regulamento serão decididos pelos mesmos.

Caso algum participante sofra agressão verbal ou física o agressor será ELIMINADO do evento.

A organização não se responsabiliza por perdas, danos, roubos ou furtos dos materiais físicos dos participantes, telespectadores ou visitantes, ocorridos antes, durante ou após o término do evento.

Este regulamento estará disponível no evento, e nas redes sociais, apresentado aos participantes no dia da inscrição e lido no dia do torneio, ficando assim todos cientes das regras.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Analine Link foi eleita como II Miss, Mirele Kasiane Martins é a III Miss e Miss Simpatia e Bianca Ressel Moenster é a nova Miss Fotogenia.
Publicado hoje as 08:09