16/02/2023 | 10:40
Aumento dos casos de chikungunya no Paraguai ascende alerta na Saúde de Mercedes
Depois de um surto de febre chikungunya no Paraguai, um alerta de atenção para casos da doença foi emitido pela Secretaria de Saúde de Mercedes. A pasta está investigando um casos suspeito da doença no Município.

Só neste ano, o país vizinho registrou 5.625 casos confirmados da doença. No mesmo período, foram 37 diagnósticos e cinco mortes por dengue. Os números são do Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai.

A Secretária de Saúde Josiane Rahm, alerta que em razão da divisa direta com o Paraguai, os mercedenses que se deslocarem ao país vizinho devem prestar atenção às recomendações em relação à doença. “O principal é o uso do repelente. Qualquer sintoma, principalmente para quem for ao Paraguai, deve procurar uma das unidades de saúde para tomarmos as medidas cabíveis e iniciar o tratamento”, disse.

A pasta está investigando um caso suspeito de chikungunya em Mercedes. Trata-se de um paciente que estava recentemente no Paraguai e na última semana deu entrada na Unidade de Saúde com sintomas da doença. “Realizamos o exame de arbovirose e estamos aguardando o resultado. Após o atendimento, orientamos o paciente quanto aos cuidados para a não transmissão da doença, caso o resultado seja positivo”, completou Josiane.

Além da febre chikungunya, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de zika e da dengue.

SINTOMAS

Os sintomas da febre chikungunya são:

· febre;

· dores intensas nas articulações;

· dor nas costas;

· dores pelo corpo;

· erupções avermelhadas na pele;

· dor de cabeça;

· náuseas e vômitos;

· dor atrás dos olhos;

· dor de garganta;

· calafrios;

· diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças).

A Secretaria alerta que a doença pode deixar os pacientes incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS