24/01/2023 | 20:15 | G1 Paraná
Volume de água escoado de vertedouro de Itaipu está quase 3 vezes acima da vazão das Cataratas do Iguaçu
Agência Senado
O volume de água escoado de um vertedouro de Itaipu está quase três vezes acima da vazão das Cataratas do Iguaçu. Nesta terça-feira (24) o fluxo está em aproximadamente 4,1 milhões de litros por segundo, nas quedas mundialmente conhecidas a vazão média é de 1,5 milhão.

Há 11 dias as comportas do vertedouro estão abertas para controle de nível do reservatório e também para manter segurança da barragem da usina, segundo Itaipu.

A vazão do vertedouro é definida de acordo com o cenário hidrológico e com a demanda dos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio, informou a assessoria da usina.

De acordo com o boletim hidrológico de Itaipu, divulgado diariamente no site da hidroelétrica, o nível do rio na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná a Cidade do Leste no Paraguai, está cinco metros acima do normal.

A usina esclarece, no entanto que, apesar do aumento no nível do Rio Paraná abaixo da barragem, não há risco de inundação e que o monitoramento é constante.

A abertura do vertedouro que não acontecida desde 23 de outubro de 2021, tem atraído diversos turistas. De acordo com a assessoria na usina, a visitação entre os dias 14 de janeiro e a última segunda-feira (23) foi 77% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2022 foram 13,8 mil visitantes, em 2023, 24,5 mil. Os ingressos devem ser comprados pela internet. Moradores dos municípios lindeiros ao lago não pagam a entrada para alguns passeios disponíveis.

Conforme a usina, o vertedouro deve permanecer aberto pelo menos até o final de janeiro. O aumento no nível do reservatório de Itaipu, assim como de outras usinas do país, é causado pela grande quantidade de chuvas, associado ao incremento da geração de fontes renováveis, como fotovoltaica e eólica, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com custo mais baixo de produção, essas novas fontes são preteridas.

O aumento de produção destas energias no Brasil também impacta significativamente Itaipu, que em 1997, ela era responsável por 25% de toda energia consumida no país. Atualmente, representa 8,4%.

A recuperação dos principais reservatórios brasileiros acontece depois de um período de forte escassez hídrica em 2021 e 2022.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS