09/09/2022 | 12:54 | Assessoria
Mulher morre em decorrência da dengue, em Maripá
Portal Nova Santa Rosa
O boletim da dengue publicado na terça-feira (6) pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná confirmou um óbito por dengue no município de Maripá.

Trata-se de uma mulher de 73 anos com exame confirmatório para dengue como causa básica, evoluiu com plaquetopenia (baixa de plaquetas no sangue), teve um AVC hemorrágico e foi transferida para UTI, mas infelizmente não resistiu e veio a óbito no dia 14 de agosto.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a população elimine criadouros do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela - já que esta é a única forma de combater as doenças.

AÇÕES - Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde continuam visitando as residências para a verificação dos criadouros do mosquito, realizando notificações de imóveis e autuações quando necessário e fazendo a busca ativa de pessoas com suspeita da doença.

As demais ações de fiscalização ocorrem em pontos estratégicos, como empresas de ferro-velho, depósitos de reciclagem, borracharias, cemitérios, terrenos baldios e imóveis abandonados.

DADOS - O novo ano epidemiológico da dengue teve início no mês de agosto. Até o momento, a cidade registrou 5 notificações, sendo 3 deles confirmados por critérios clínicos epidemiológicos - 2 deles recuperados e 1 óbito - e 2 descartados.

Conforme o LIRA (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) realizado no quinto ciclo de 2022 pelo Setor de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde, Maripá apresenta o Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,10%, enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. O índice coloca Maripá em alto risco para a transmissão de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O LIRA é uma atividade que permite a identificação de áreas com maior ocorrência de focos do mosquito Aedes aegypti podendo, assim, indicar índices de transmissão das doenças. Esta atividade consiste na visita de um determinado número de imóveis e coleta de larvas para identificação, resultando no Índice de Infestação Predial (IIP).
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS