01/08/2022 | 09:08 | AGÊNCIA SAFRAS
Produtores ganham condições diferenciadas para financiamento agrícola
Canal Rural
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Agro Plus — maior programa privado de assistência técnica agrícola do país — e o Banco do Brasil anunciaram na quinta-feira (28), Dia do Agricultor, uma parceria inédita que oferece condições diferenciadas de crédito para produtores rurais comprometidos com a melhoria de critérios socioambientais em suas fazendas.

O primeiro produtor a utilizar essas condições foi Júlio Cesar Pereira, proprietário da Fazenda Pombo, localizada no município mineiro de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ele fez um financiamento da ordem de R$ 20 milhões com isenção de tarifa de estudo de contratação, que representa 0,5% do valor total financiado.

“O programa contribui para aumentar nossa competitividade no campo e nos negócios com monitoramento de indicadores de desempenho” — Júlio Cesar Pereira

“Nós, da agricultura, estamos sempre prontos para evoluir, e o suporte oferecido pelo Agro Plus é fundamental para isso. O programa contribui para aumentar nossa competitividade no campo e nos negócios com monitoramento de indicadores de desempenho, isso se faz ainda mais importante neste momento de alta dos custos de produção e demanda do mercado por produtos agrícolas que tenham comprometimento social e ambiental”, comenta Júlio Cesar.

Divisor de águas para o financiamento agrícola do país

Para Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove — entidade responsável pela coordenação do Agro Plus —, o acordo de cooperação técnica celebrado junto ao Banco do Brasil é um divisor de águas para o financiamento agrícola brasileiro. “Estamos diante de algo realmente inédito.”

“Isenção de tarifas e outros benefícios que serão oferecidos para as próximas safras” — Bernardo Pires

“É a primeira vez que produtores rurais com bons indicadores socioambientais terão à sua disposição condições diferenciadas para contratação de financiamento agrícola, como isenção de tarifas e outros benefícios que serão oferecidos para as próximas safras. Isto só foi possível porque a Abiove, o Agro Plus e o Banco do Brasil têm como pilar o compromisso com a agenda ESG”, complementa Pires.

A isenção de tarifa de estudo de contratação está disponível nas agências do Banco do Brasil espalhadas pelo país desde a última sexta-feira (29). De acordo com os responsáveis pelo programa, todos os produtores participantes do Agro Plus são elegíveis, independentemente do tempo de adesão.

Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS