UPA de Toledo se posiciona sobre morte de criança de seis anos atendida dois dias antes na Unidade
Um menino de apenas seis anos faleceu por volta das 17h45, da última terça-feira, 05. A criança de iniciais Y.A deu entrada já em óbito no Hospital São José, na cidade de São José das Palmeiras. Ele foi atendido na segunda-feira, 04, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo e foi liberado. Na tarde de hoje (06), a UPA emitiu uma nota sobre a situação.
Sobre o caso
No final da tarde de terça-feira, uma mãe chegou ao Hospital São José, em São José das Palmeiras com o seu filho de seis anos nos braços. A equipe médica atendeu o garoto e realizou todos os procedimentos necessários, mas o menino não resistiu.
As primeiras informações dão conta de que o menino realizou uma cirurgia no final do mês de junho em Curitiba para a retirada das amígdalas. A orientação do médico responsável pelo procedimento foi para o retorno caso houvesse qualquer tipo de complicação.
Na segunda-feira, 04, o menino apresentou um sangramento na região da cirurgia e a mãe o levou até a UPA de Toledo. Ele foi atendido no local, mas foi liberado no início da noite. Informações dão conta de que a mãe seria contra a alta, pois o garoto estava muito debilitado e a família reside na área rural, o que dificulta o acesso a um atendimento hospitalar de maneira rápida. Ela também teria argumentado sobre a orientação do médico de Curitiba, porém a alta foi mantida.
Diante da situação, a mãe retornou para casa com o filho. No dia seguinte ele voltou a passar mal e teve novos sangramentos. Ela tentou contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) local, mas não obteve sucesso. Em seguida entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o qual informou que deslocaria uma ambulância até o local. A situação do menino continuou grave e então a mãe procurou ajuda. O dono da propriedade em que a família mora levou a criança ao Hospital São José, mas infelizmente o óbito não pôde ser evitado.
A Polícia Civil (PCPR) iniciou a apuração do caso, visando entender se houve algum tipo de negligência médica.
Posicionamento da UPA de Toledo
Nesta tarde (06), a UPA de Toledo emitiu uma nota à imprensa dando a sua versão sobre a situação. Conforme a nota, Y.A deu entrada na UPA de Toledo às 15h38 de segunda-feira, trazido por uma ambulância do SAMU.
Ainda conforme a nota, o menino foi amplamente assistido pela equipe, mantido em observação, sendo realizada a hidratação e medicações intravenosas. A nota enaltece que não houve a necessidade de internamento na ocasião devido a melhora clínica apresentada pelo paciente.
Também é relatado no comunicado, que foi feita a orientação para o retorno imediato caso o menino apresentasse algum agravante em seu caso de saúde, salientando que os profissionais que atenderam a criança adotaram todas as medidas previstas nos protocolos clínicos para o caso.
Por fim, a nota relata que o caso passará por uma investigação criteriosa, e que se for constatada qualquer irregularidade, serão tomadas medidas de acordo com análise e o parecer da instituição.
A direção da UPA de Toledo também lamentou o falecimento da criança e prestou as suas condolências à família enlutada.
Confira a nota da UPA de Toledo na íntegra.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo
WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.