02/04/2019 | 15:47
Secretaria de Saúde alerta população para o combate a Dengue
Neste ano de 2019 Mercedes teve cinco casos suspeitos notificados, sendo que um caso de dengue foi confirmado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem intensificando os trabalhos de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica, Chikungunya e Febre Amarela Urbana. No entanto, faz um alerta e reafirma a importância do envolvimento da população.

Neste ano de 2019 Mercedes teve cinco casos suspeitos notificados, sendo que um caso de dengue foi confirmado por meio de exames laboratoriais (caso importado), 1 caso descartado e 3 casos estão no aguardo de resultado de exames.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica períodos de calor e chuva são propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para enfrentar o problema e evitar que aumente o número de casos, é preciso a união de toda a comunidade para que cada um faça a sua parte. A intenção do trabalho é sensibilizar a população sobre os riscos à saúde causados por estas doenças, bem como mostrar que a prevenção por meio da eliminação de água parada é o melhor caminho para evitar estes agravos.

Sendo assim, a melhor forma de combater o Aedes Aegypti é eliminar os locais onde ficam água parada, como:  latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos, lixeiras, pneus ou até mesmo a calha de escoamento de água do telhado que pode ser local propício para a proliferação do mosquito.

O Setor de Epidemiologia pede ainda a população para que faça o uso de repelente ao se deslocar a outros municípios da região e intensifiquem os cuidados de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, eliminando água parada.

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, nos olhos, músculos e articulações; febre alta de 5 a 7 dias; manchas avermelhadas por todo corpo; falta de apetite e fraqueza e na forma hemorrágica, há o sangramento internos e/ou mucosas. Aparecendo os sintomas, o munícipe deve procurar atendimento médico, ingerir bastante líquidos, ficar em repouso e não fazer automedicação.


“No Combate ao Aedes ninguém pode ficar parado, é dever de todos! Faça sua parte!”

Coordenação de Endemias/Epidemiologia/Secretaria de Saúde de Mercedes

Disque denúncia: (45) 3256-8113

Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS