Fronteira com a Argentina é reaberta após quase dois anos em Santo Antônio do Sudoeste
A fronteira do Brasil com a Argentina, entre as cidades gêmeas de Santo Antônio do Sudoeste, no sudoeste do Paraná, e San Antonio, no país vizinho, foi reaberta neste sábado (5).
A passagem entre os dois municípios estava fechada há quase dois anos por causa da pandemia do novo coronavírus.
A reabertura era muito esperada pelo comércio, que foi impactado com o fechamento da fronteira.
Comerciantes de San Antonio, que dizem depender muito dos clientes brasileiros, chegaram a fazer um protesto em novembro de 2021 pedindo a reabertura.
Regras
Para circular entre as cidades da fronteira basta apresentar a carteirinha de vacinação contra a Covid, com a segunda dose aplicada há mais de 15 dias.
Quem não estiver vacinado precisa fazer um exame de Covid na hora, que custa em torno de 4 mil pesos, cerca de R$ 130.
Caso o viajante brasileiro pretenda ir para outras cidades argentinas, precisará ainda contratar um seguro saúde e preencher uma declaração no site da migração argentina.
De acordo com a Receita Federal, só podem passam pela aduana brasileira com mercadoria argentina os moradores de Santo Antônio do Sudoeste. Ou seja, para fazer compras no país vizinho, é preciso ter comprovante de residência.
Dessa forma, qualquer brasileiro pode passar pela aduana para passear na Argentina, mas não pode voltar com mercadorias.
As compras são restritas aos moradores das cidades-gêmeas e apenas para itens de subsistência, o que não inclui vinhos.
Entretanto, essa limitação deve acabar. A aduana brasileira em Santo Antonio do Sudoeste está em reforma e a Polícia Federal (PF) confirmou que tem previsão de passar a atuar ali em breve, o que irá transformar a aduana também em uma alfandega de turismo.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo
WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.