26/01/2022 | 08:35 | Sou Agro
Avicultor perde 4 mil frangos por falta de energia; prejuízo estimado em R$ 50 mil
Sou Agro/Divulgação
A novela é a mesma, mas os protagonistas são outros. A falta de energia elétrica provocou a morte de quatro mil frangos em uma propriedade dedicada à avicultura no interior de Ampére, no sudoeste do Paraná.

O prejuízo é estimado em aproximadamente R$ 50 mil, de acordo com levantamento preliminar realizado pelo produtor de aves, Altair Salla.

Segundo ele, as quedas são frequentes na região, principalmente quando as temperaturas estão altas. Medidas estão sendo adotadas pelos proprietários da área dedicada em avicultura na cidade de Ampére, com o objetivo de atenuar os prejuízos causados pela falta de energia elétrica. A mortandade dos frangos ocorreu na tarde de segunda-feira (24), depois de sucessivos picos de energia.

Na ocasião, os termômetros em Ampére marcaram 34 graus e sensação térmica de 36 graus. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Álvaro Baccin, que também cria aves, a eletricidade é importante para manter os ventiladores ligados no ambiente, bombear a água até os bebedouros e manter os nebulizadores constantes para evitar o estresse dos frangos por calor excessivo.

O lote de 25.200 aves seria entregue no fim de semana. Segundo relatos dos moradores da propriedade, a energia acabou perto das 12h15 e só voltou às 16h.

Em nota, a Copel confirmou a interrupção da energia, mas discorda do tempo de desabastecimento, que, segundo ela, foi das 12h34 até às 14h03.

A falta de energia foi ocasionada pelo rompimento de um cabo na chave que atende a unidade consumidora. 

Rio Grande do Sul:

No fim de semana, um outro caso de mortandade de aves foi registrado, desta vez no estado do Rio Grande do Sul, também por falta de energia da companhia responsável pela distribuição naquela estado.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS