26/02/2019 | 00:18
Vereador Leandro sugere implementação do programa Horta Comunitária
Visando o aproveitamento de terrenos baldios, públicos e privados do Município de Mercedes.
Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (25) o vereador Leandro Voltolini sugeriu ao executivo municipal a implementação do programa Horta Comunitária. 

Visando o aproveitamento de terrenos baldios, públicos e privados do Município de Mercedes.  É notório que no município de Mercedes há inúmeros lotes vazios, e que, em muitos casos, alguns proprietários não tomam as medidas necessárias para manter o terreno limpo, deixando de realizar a manutenção adequada e causando uma série de problemas para os vizinhos e terrenos próximos. 
Diversos moradores reclamam diariamente de terrenos abandonados, pois muitos terrenos acabam virando depósito de lixo, o que é um absurdo em termos higiênico e sanitários, propiciam o mato alto, outro problema comum, especialmente no período do verão onde as muitas chuvas contribuem para o crescimento das plantas e ervas daninha,  e ainda, com a sujeira, mato alto e a falta de higiene é comum aparecerem os animais peçonhentos, moscas e outros tipos de animais que podem transmitir doenças como o mosquito da dengue (se houver objetos para acúmulo de água), entre outros.
Diante do exposto, o vereador salienta que o programa consiste no cultivo de hortaliças, frutas e outros alimentos, plantas medicinais, ornamentais e para a produção de mudas, entre outras atividades, mediante o aproveitamento de terrenos dominiais ociosos do Município, áreas residuais e terrenos particulares ociosos cedidos temporariamente por seus proprietários.

O programa tem vários objetivos, entre eles:
I-Aproveitar mão-de-obra desempregada; 
II- Proporcionar terapia ocupacional;
III-Aproveitar áreas devolutas; 
IV- Melhoria do meio ambiente urbano mediante a utilização dos espaços ociosos; 
V- otimizar o aproveitamento dos espaços urbanos; 
VI- geração e complementação de renda; 
VII- melhoria da segurança alimentar e da saúde da população; 
VIII-estimular educação agroecológica nas escolas; 
IX- estimular a ocupação para grupos da terceira idade.

Além disso, o vereador reitera a importância da fiscalização através do poder executivo, bem como a aplicação de multas para inibir a prática, e ainda reforça a manutenção e limpeza dos terrenos vazios de propriedade do Município de Mercedes. 
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS