30/10/2021 | 18:36 | Gazeta do Povo
Fim do pedágio: governo terá que dar conta de 380 socorros mecânicos e médicos por dia
Gazeta do Povo
Uma estrutura de 40 ambulâncias e 54 guinchos que operam 24 horas por dia deixará de atuar nas rodovias do Paraná com o fim do pedágio em menos de um mês. Neste ano, até setembro, as seis concessionárias já socorreram 12.064 pessoas e retiraram das vias 91.163 veículos danificados.

A média de atendimentos médicos nas vias pedagiadas nesse ano está em 1.340,4 por mês. A maioria das ocorrências atendidas pelas ambulâncias das concessionárias é de vítimas de acidentes, muitas em estado grave, mas há também os casos clínicos e até partos. Já a média de socorros mecânicos prestados pelas concessionárias em 2021 é de 10.129,2 por mês. Números que seriam ainda maiores se não fossem as restrições de circulação por causa da pandemia. Em média, são 44 atendimentos médicos e 337 socorros mecânicos, diários.

Toda essa demanda passará a ser atendida pelo governo do estado pelo menos até o fim de 2022, quando está previsto o início da operação das novas concessionárias. Quinta-feira (28), o governador Carlos Massa Ratinho Jr (PSD) confirmou que o estado vai assumir esses serviços a partir de convênio com o governo federal, mais especificamente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), já que as rodovias federais compõem a maior parte do Anel de Integração.

O resgate das vítimas de acidentes nas estradas ficará a cargo do Corpo de Bombeiros, com as ambulâncias do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate). O governo ainda não deu detalhes da operação, mas é provável que essas ambulâncias não atuem exclusivamente nas estradas, atendendo todos os outros tipos de ocorrências que estão no escopo do Siate. Dependendo da situação, o socorro poderá ter reforço de ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), cuja gestão é dos municípios. "Isso está bem organizado e iremos apresentar [o planejamento] nos próximos dias", garante o governador.

Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS