18/10/2021 | 18:09 | AEN
Sanepar é anfitriã de congresso de saneamento que reúne principais companhias do País
Andre Thiago Chaves Aguiar/SANEPAR
Autoridades e presidentes das principais companhias de saneamento do País participaram na noite deste domingo (18) da abertura do maior evento nacional da área de saneamento e meio ambiente – o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece em Curitiba até quarta-feira (20). A Sanepar é apoiadora e anfitriã do evento.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o congresso tem como tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e meio ambiente: desafios dos novos tempos”.

Especialistas do setor de todo o País vão discutir o desafio de como tornar as cidades e comunidades inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis, considerando o saneamento básico como base para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

A programação conta painéis de vários temas, como a crise hídrica, as mudanças climáticas e o planejamento do saneamento neste cenário; exigências do novo marco de saneamento na área econômico-financeira; inovação, sustentabilidade e competitividade; sustentabilidade no tratamento de esgoto; estruturas tarifárias de saneamento; além de questões e soluções técnicas e inovadoras.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou um vídeo sobre o desenvolvimento do Paraná.

O presidente da Abes, Alceu Guérios Bittencourt, falou sobre a responsabilidade do setor diante das más condições de saneamento no Brasil. “Universalizar o atendimento é atender a população mais vulnerável, que não tem acesso à água potável, a esgotamento sanitário e à drenagem urbana. De todas as infraestruturas, a de saneamento é a mais complexa. Enfrentar essa realidade exige ações integradas” destacou Bittencourt.

“O novo marco legal de saneamento requer medidas mais negociadas. Este congresso discutirá essas questões e a Abes está aberta a um debate franco e desarmado para o fortalecimento das instituições”, acrescentou.

Para o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, Benedito Braga, o tema do congresso sobre cidades inteligentes aponta o desafio de que a tecnologia tem que estar a serviço da melhoria da vida das pessoas. “O saneamento é a base da vida das cidades e precisa estar integrado a outros serviços. Mas temos que estar atentos porque tecnologia e inovação, por si só, não fazem sentido sem a real satisfação dos clientes”, afirmou.

A presidente da Agência Nacional da Água e Saneamento Básico, Cristiane Dias, falou sobre a nova atribuição da ANA, a partir do novo marco do saneamento, que deverá construir a padronização e a uniformização do setor, buscando a segurança jurídica, rumo à universalização do saneamento.

A vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), Thelma Krug, fez a palestra magna sobre mudanças climáticas provocadas pela interferência humana. “Discutir essa temática é fundamental, já que os resultados do relatório do IPCC são bastante preocupantes, indicando que as mudanças recentes no clima são generalizadas, rápidas e estão se intensificando, e não têm precedentes em milhares de anos”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO – Até quarta-feira, a Sanepar apresentará 53 práticas bem-sucedidas na área de saneamento ambiental e inovação, sendo o maior número de trabalhos inscritos pela Companhia em relação aos congressos anteriores.

A crise hídrica, as mudanças climáticas e o planejamento do saneamento neste cenário serão temas de dois painéis com a participação do diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

A diretora de Investimentos da Companhia, Leura Conte de Oliveira, participará do painel Mulheres que Transformam: Saneamento para Todos; e o diretor adjunto de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, apresentará o desafio da comunicação no cenário de crise hídrica, em painel específico da área.

Gerentes da Sanepar também participam de painéis sobre exigências do novo marco de saneamento na área econômico-financeira; inovação, sustentabilidade e competitividade; sustentabilidade no tratamento de esgoto; e estruturas tarifárias de saneamento.

O 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental acontece no ExpoUnimed, em Curitiba, junto com a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes).

PRESENÇAS – O evento acontece em formato híbrido, de forma presencial e online. Também participaram da abertura, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a vice-presidente da Fundação Nacional da Saúde, Fernanda Rodrigues de Moraes; o diretor da Abes-PR Luiz Henrique Bucco, que preside o evento; a presidente da Abes-PR, Selma Cubas; e o primeiro presidente da Abes, Francisco Borsari Netto.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS