20/01/2021 | 12:24 | CGN
Governo do Estado encaminha nota sobre incidente envolvendo aeronave que transportava vacinas

Em atenção ao incidente havido no dia de ontem (19), envolvendo aeronave Grand-Caravan, prefixo PP-MMS, do Estado do Paraná, e de aviação comercial, no terminal do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, a Casa Militar da Governadoria tem o seguinte a informar:

Segundo relato do comandante da aeronave prefixo PP-MMS, após todos os procedimentos técnicos de decolagem, o piloto automático, devidamente acoplado, apresentou uma atitude inesperada, curvando à direita. Diante disso, a tripulação tomou os procedimentos técnicos necessários, porém este não respondeu de imediato, e que logo após foi obtida a informação de tráfego. Nesse momento, foi desacoplado o piloto automático e retomado o procedimento de decolagem sem o auxílio do equipamento. Ressaltamos que não houve um acidente, mas um incidente, o qual foi devidamente reportado às autoridades aeronáuticas. Dentro da dinâmica da aviação, foram tomadas as medidas técnicas mitigadoras para manter a segurança de voo. Isso significa que a tripulação estava atenta e segura em seus procedimentos. Após a Casa Militar tomar conhecimento do fato, determinou que a aeronave permanecesse em solo, até a intervenção de manutenção. Nesse tocante, destacamos que todas as aeronaves sob responsabilidade do órgão estão com suas manutenções em dia. Em relação ao incidente, sem prejuízo da apuração aeronáutica, a Casa Militar irá realizar uma averiguação interna do ocorrido.

Na manhã de ontem (19), um incidente envolvendo um avião Cessna Gran Caravan do Governo do Paraná, que transportava vacinas contra a Covid-19, e um Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas ocorreu em Curitiba.

A aeronave do Governo, com prefixo PP-MMS, teria entrado em uma possível rota de colisão com o Boeing após uma pane no piloto automático, que acabou guinando o avião para a direita após a decolagem no aeroporto do Bachacheri e pondo o Cessna em direção a avião da Gol, que cumpria o voo G3 1212 que decolou de Guarulhos e que já estava na aproximação para a aterrissagem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Felizmente, a tripulação que comandava o avião do Governo agiu em tempo e curvou a aeronave após identificar o problema ocorrido no piloto automático. As duas aeronaves teriam ficado a uma distância de aproximadamente 300 metros uma da outra.

Vale ressaltar que Cessna Gran Caravan do Governo não é equipamento com sistema TCAS, que serve para evitar colisão contra outras aeronaves. A coordenação entre os dois voos foi realizada pelo controle de tráfego aéreo, com excelência.

Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS